top of page

Nossa Equipe

 

Foto de perfil do Professor Borba
José Manoel Borba

 

Nascido em São Paulo, Brasil, J.M.Borba educou-se e trabalha no Brasil e em diversos países da América do Sul e Europa.

Trabalha em administração de cursos de idiomas e elaboração de metodologias desde 1974. É tradutor e intérprete de e para Espanhol, Inglês e Português. A partir de 1992, iniciou estudos em Fisiologia da Fala e desenvolveu aplicações da Engenharia da Fala a cursos de línguas estrangeiras e a outras áreas, como estudos de Mídia e identificação criminal pela voz. Colaborou na implementação no Brasil dos laboratórios de DNA da Polícia Federal com o apoio do FBI.

Tem aceito convites para participar de congressos e proferir palestras e cursos nessas áreas, no Brasil e no exterior num processo de consolidação de conceitos inéditos em Linguística, Linguagem e Mídia.

 

Também  vem administrando  treinamento para professores de idiomas da rede pública de ensino no Brasil e, com o apoio do Departamento de Filosofia da Linguagem da Universidade de Cambridge, Inglaterra, vem estabelecendo projetos para as escolas de idiomas dessa cidade, junto ao seu City Council. Desde 2001, tem se dedicado à elaboração de cursos online para distribuição em larga escala, para grupos populacionais do Brasil.

Fundou The Speaking Organ Metodolgia e Treinamento, em 1997 e World Language - Instituto Mundial de Linguagem, em 2010.

Equipe do professor Borba
Equipe do World Language - Instituto Mundial de Linguagem

 

Com sede em Brasília - DF, Brasil, O World Language dedica-se, desde 2010, à elaboração de cursos de inglês online, distribuidos via satélite à parcelas da população brasileira, atendendo às necessidades de inclusão digital e aprendizado de idiomas em preparação para a Copa do Mundo de Futebol e o Jogos Olímipcos de 2016, sob os auspícios do governos federal, estaduais e prefeituras.

O curso Abracadabra! English é um dos resultado desses esforços e possui características revolucionárias em termos do que é aprender um novo idioma. 

Propaganda de Palestra

Grupos de Estudos de Mídia e Linguagem

 

The Me and the Message, a Media Ontogenesis for Today and The Future

 

José Manoel Borba - TSO

 

Abstract: In this paper we suggest the principles of a new basic guideline for understanding the expansion of media phenomenae, based on the perspective of the biological origin of communication means, as a key support and a reliable filter for attempts at the reverse engineering of said expansion. The procedure suggested for establishing such guideline is the understanding of how media expansion is conducted by the formation of new identities consolidated by the enveloping promoted by new media users.

Keywords: language, media ontogeny, physiology, identity, enveloping.

 

1   Introduction

The basic motivation of this work is to establish a common sense that might ensure the appearance of a public demand for media by users who are thoroughly aware of the tools they are using.

 

bottom of page